contacto

 

Pode escrever à gente com o formulário à direita

Use the form on the right to contact us.

Se puede escriba a Shine a Light con el formulario a la derecha

Nome-Name-Nombre *
Nome-Name-Nombre
http://

Servidão do Cravo Branco 259
Campeche, Florianópolis, SC
Brasil

505 349 5825

Shine a Light teaches the digital arts to marginalized children all over Latin America, so that their communities can come to see themselves -- and show themselves -- in a new light.

Cartografia da Favela

As Favelas de Recife

Um novo olhas sobre as favelas de Recife, usando referências da antropologia, sociologia e economia.

Cartografia da Favela mostra as riquezas das comunidades periféricas de Recife e Olinda, revelando fortalezas que  têm para resistir à violência e à exclusão.


Download Grátis (Tempo Limitado)


Cartografia da Favela apresenta modos de resistência e fortalezas das favelas da zona norte de Recife, buscando recursos locais para entender e reduzir a violência.

Entre os resultados da pesquisa, feita em parceria com moradores das favelas, se destacam:

  1. A favela é muito rica e diversa em alternativas econômicas e culturais e é preciso destacar isso na mídia para que não seja projetada nela as mazelas da sociedade moderna. Ela é muita mis vítima do descaso do poder público e muito mais protagonista de inovação que se divulga sobre ela. 
  2. Tanto os moradores das comunidades quanto os membros das gangues concordam que a revolta e o desejo de reconhecimento são os grandes motivos para a entrada de adolescentes em grupos violentos. Infelizmente, no contexto atual das favelas, as gangues tornam-se o caminho mais fácil para alcançar tais desejos.
  3. Os fornecedores e a maioria dos usuários de drogas são da "Vila," a parte rica da cidade. Eles usam a favela como uma zona de livre comércio para seus negócios ilegais.
  4. Embora as guerras entre facções que traficam drogas se apresentam como a forma mais exorbitante da violência, 75% dos homicídios surgem de questões de honra e dívida.
  5. A economia da favela é muito mais forte que acreditam a maioria de observadores, e o tráfico de drogas são uma parte muito pequena do PIB da favela.
  6. Quanto mais alternativas de trabalho e lazer existem numa determinada região da favela, menos atrativo se torna o comércio ilegal de drogas.
  7. Vender drogas rende um salário muito baixo, muitas vezes menor que R$800 por mês. Cabeleireiros, donos de barracas, e ainda recicladores ganham mais que um traficante de rua.

CARTOGRAFIA DA FAVELA - Download Grátis (TEMPO LIMITADO)